Novo endereço dos sonhos fica na região da GO-020, o paraíso dos condomínios horizontais de luxo

5 min de leitura

AVvXsEgD5bAjb3LfzlNbEpZc5NAKI3hNq8HMwyBwwOiyfG5lbEmV2rKP08eA 7yM9VkoEY2MDvAFrpn8UBcBuRxkX cw9SRd8D5inGAajBhHQUR9jtenEm7JK5zKEnHjdqTimZ5Xdl2SIgwYI5k TFaawcDvaBBfYis33Vpf947GfcHwt BU 5oSaB0qU2NjfO8

Há muitos anos, a região da GO-020 caiu no gosto dos afortunados para construção de moradias nos condomínios horizontais fechados, justamente pela tranquilidade da região sul de Goiânia que faz divisa com Senador Canedo, Bela Vista de Goiás e Aparecida de Goiânia. Ao mesmo tempo, o local fica a pouquíssimos minutos do Shopping Flamboyant (o mais badalado da capital), do Autódromo Internacional de Goiânia, do Estádio Serra Dourada (palco de grandes festivais) e do Centro Cultural Oscar Niemeyer.

De acordo com o mais recente Censo do IBGE, o aumento de pessoas nesse formato de habitação chega a expressivos 124,5%. Os lançamentos no segmento também se multiplicaram – o número de unidades lançadas mais que dobrou, saltando de 1.961, em 2022, para 4.172, em 2023, segundo pesquisa divulgada pela Associação dos Desenvolvedores Urbanos do Estado de Goiás (ADU-GO).

“O cenário mostra não apenas a preferência cultural dos goianos por casas, mas também o desejo por um estilo de vida pautado na liberdade, conforto e bem-estar, ainda mais latente após a pandemia”, explica o diretor comercial da FGR Incorporações, Bruno Alcântara.

AVvXsEgUNIv6w4SOpQ7ZMXmCutEle0EcJwQje7bkCKh VDTjWGmhQljQQANdhscF3Z11Zlt3hZIlJVAoZj5zyh iO6PmCZ0fCcKFaoWC hdFOwc0ckc2QB3HOXwKIA7KxPFZbUTYkao1YfZsknpi0ZYMS19XmDBhm Nw2vM tueLh7d ReT4nTISTbZXwLi4Nhg
A FGR Incorporadora é a responsável pelos famosos “Jardins” e só na GO-020 são vários em construção. “Hoje a FGR se diferencia em dois pontos importantes. O primeiro é o nosso financiamento próprio, pois somos a única no Brasil que oferece ao cliente possibilidade de pagamentos em até 35 anos. O segundo é o lançamento do Casas FGR, criado em 2020, em que entregamos os empreendimentos com casas prontas, caracterizadas por plantas modernas, espaçosas e com alto aproveitamento de espaço”, diz Bruno.

A expectativa, portanto, é de que o segmento de condomínios fechados continue em franco crescimento, principalmente nesta região. A localização tem mais diferenciais; é o caso do Solaris Laguna, condomínio assinado pela Sousa Andrade, em parceria com a Tropical Urbanismo e Sobrado Construções, que também fica na GO-020, ao lado do Sunset Wake Park. Entregue no final de junho com 100% de seus lotes vendidos, o empreendimento é o primeiro em Goiânia com assinatura de uma piscina laguna e também o primeiro horizontal de luxo entregue pela Sousa Andrade.

Projetos autorais


AVvXsEg7ieFwaDr SrL 0g3p1UOdSs8w0vrKxsaG0RnEtDYAzz7e 73L739 tq8B omDq nJi409KXlwblJtGUmuHcfXm lo8eO9Amfc4lWju3JGJkpEVY42UT2oS51s8JQoJOl8C2hPOofWF pBeeb0 CntRZB6pWdkvACHs4WXLIkaS2mdEdhmknBOIJhNQ5c


A Opus Urbanismo em parceria com a Partini, lançou no primeiro semestre de 2024, o Opus Terra Natura, empreendimento situado também na região da GO-020, epicentro dos condomínios horizontais da região metropolitana de Goiânia nos últimos anos.

Com projeto urbanístico do Grupo Quatro, paisagismo de Benedito Abbud e projeto de obras civis assinado pelo arquiteto Leo Romano, o empreendimento oferece lotes de 420 a 630 m², com destaque para as áreas comuns e grandes espaços verdes.

“Nossa intenção foi trazer ao mercado, em franca expansão na capital, um projeto com arquitetura autoral e de alto padrão, que privilegia a estética, o design, o conforto, a integração com a natureza e a cultura local, quesitos já consagrados nos empreendimentos verticais do portifólio da Opus”, destaca o diretor da empresa, Dener Justino.

Comércios e serviços surfam na onda

Com o crescimento dos condomínios horizontais, consequente, chegam os centros comerciais e de serviços. Lojas de conveniência passaram a se tornar grandes centros que abrigam escritórios, consultórios, supermercados, restaurantes, pet shops, salões de beleza, entre outros. Escolas renomadas também estão abrindo unidades próximas aos condomínios, devido à alta demanda.

O diretor comercial da FGR garante que levar a comodidade de serviços para perto ou até mesmo para dentro dos empreendimentos é uma forte tendência no segmento. “Nos condomínios Jardins, vamos levar conveniências […] Esses recursos, somados ao contínuo avanço das conveniências e a infraestrutura de acesso a essas localizações, se tornam grandes atrativos para investimento nos condomínios fechados”, esclarece Bruno.