Pets, fogueira... O que pode e o que não pode fazer no Parque Estadual da Serra de Caldas


Neste período de férias os aventureiros podem explorar o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, localizado entre as cidades de Rio Quente e Caldas Novas. Ele é uma das dezenas de parques estaduais espalhados por Goiás. No entanto, os visitantes devem ficar atentos às normas e restrições para aproveitar o local, ao mesmo tempo que contribui para a preservação do meio ambiente.

O gerente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), Eric Rezende Kolaitat tirou algumas dúvidas que podem ajudar muito na hora de escolher o roteiro em uma série de podcast divulgada no Youtube.

Para quem vai aproveitar os parques estaduais em Goiás, não é permitido, por exemplo, levar pets, isso porque o contato dos animais silvestres com os bichos de estimação pode ser perigoso. "A única exceção é para os cães guia, que auxiliam pessoas com deficiência visual", explica Eric.


Levar ou consumir bebida alcoólica também é proibido, assim como acender fogueira, em especial nesta época de seca em que o fogo alastra com facilidade. "O visitante verá que há poucas lixeiras ao longo do caminho, o que é proposital. Se houvesse lixeiras, os animais silvestres iriam procurar comida ali. É por isso que o lugar certo para descartar o lixo é na sede de cada parque. Guarde tudo em um saquinho e jogue fora na hora certa, não custa nada", recomenda Eric.

Também não é permitido o tráfego de veículos particulares, exceto nos estacionamentos que são feitos para tal. O uso de imagens da Unidade de Conservação com finalidade comercial deve ser autorizado previamente pela Semad.

O local está pronto para quem gosta de lazer e recreação, com esportes de aventura, turismo, ecoturismo, visitas educacionais e técnicas, educação ambiental e atividades artísticas. Aprecie tudo, mas não colete exemplares do meio biótico (animais, plantas, etc) e abiótico (rochas, solo, etc).

Saiba mais sobre o parque

O Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, tem mais de 12 mil hectares, possui duas trilhas abertas à visitação pública, terminando em cachoeiras, a Trilha da Cascatinha (716 m) e a Trilha do Paredão (1,161 km). O parque tem funcionamento todos os dias, inclusive nos feriados, a entrada das 6h às 16h podendo permanecer nas dependências até 18h.

Postagem Anterior Próxima Postagem