Obra literária resgata história de Cristianópolis, Santa Cruz e Palmelo, cidades que nasceram da fé


A advogada e escritora Carmem Gomes lançou o livro "A Rota da Fé" que tem como enredo as crenças e a religiosidade como ponto inicial no surgimento das cidades de Cristianópolis, Santa Cruz de Goiás, Palmelo e o extinto povoado de Aureliópolis (onde hoje estão localizadas as ruínas do Patrimônio da Pirraça e um cemitério abandonado).

A autora que está em seu sexto livro lembra que as cidades foram criadas nos pilares da religiosidade. Palmelo, com o espiritismo; Cristianópolis, com o protestantismo e Santa Cruz de Goiás, com o catolicismo. As três crenças religiosas convergem no mesmo propósito.

"Aonde os missionários chegavam, seja de que religião fosse, eles começavam a pregar o evangelho. Ali fincavam uma cruz, construíam uma igreja, um centro espírita e foram levando o cristianismo de acordo com a sua crença. Foi assim que surgiram os povoados e as vilas", relata a escritora.


O ato de dobrar o lenço como sinal de “eu voltarei” na tradição judaica quando se senta à mesa, o dobrar o lenço do que os cristãos conhecem como o “Santo Sudário”, na ressurreição de Cristo e a criação das cidades goianas formam uma intersecção na história que o leitor pode acompanhar nas 120 páginas da obra literária.

Carmem explica que a leitura é muito leve e que aguça a curiosidade do leitor. Além do texto, a escritora recuperou fotos antigas que ajudam a contar essa história. O lançamento da obra literária aconteceu no dia 11 de junho de 2024, na União Brasileira de Escritores, em Goiânia.

Os interessados em adquirir um exemplar podem procurar a Livraria Nobel - Shopping Bougainville ou a Livraria do Estudante, no Goiânia Shopping. Outra maneira de adquirir é solicitar com endereço e CEP no telefone (62) 98281-3851. O livro custa R$35 e vale muito a pena a leitura.
Postagem Anterior Próxima Postagem