A partir deste sábado (20), partidos políticos e federações partidárias já podem realizar convenções para escolher candidatas e candidatos que vão disputar as eleições municipais de outubro e deliberar sobre coligações. Evento previsto no calendário eleitoral, as convenções partidárias são reuniões de filiados a uma determinada sigla para julgamento de assuntos de interesse do grupo e podem acontecer até o dia 5 de agosto.
Nas convenções, são selecionados os candidatos e candidatas para concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Para se candidatar a esses cargos, é preciso atender a pré-requisitos, como nacionalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos; alistamento eleitoral, domicílio eleitoral na circunscrição, filiação partidária e idade mínima.
Depois de definidas as candidaturas, as legendas têm até 15 de agosto para requerer à Justiça Eleitoral o registro dos nomes escolhidos. Após esse prazo, as candidaturas serão divulgadas no site DivulgaCand, daí os nomes deixam de ser pré-candidatos par se tornarem oficialmente candidatos e começarem a campanha.