Autódromo Internacional de Goiânia celebra 50 anos com um dos traçados mais seguros do mundo


Se você é um apaixonado por esportes a motor, sendo de Goiás ou não, certamente em algum momento teve uma história para contar, vivida neste gigante das pistas. Sim, estamos falando do Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna. Completando neste domingo (28/07), os seus 50 anos de história, mas com a vitalidade de um jovem, o Autódromo de Goiânia foi palco de grandes momentos de visibilidade nacional.

Com capacidade para 40 mil pessoas e com quase 4 mil metros de extensão, é considerado pelos pilotos um dos melhores do Brasil por seu traçado de extrema segurança. A pista permite três opções. A primeira com o circuito misto de 3,82 km, o circuito externo de 2,59 km e o circuito curto que conta com 1,91 km.

Inaugurado em 1974, a região da GO-020, na parte sudeste de Goiânia, foi escolhida para a construção justamente por ser pouco habitada na época e evitar incômodos e poluição sonora aos vizinhos causados pelos motores. Dada a expansão geográfica da cidade e a valorização imobiliária, condomínios de luxo se instalaram bem próximo ao autódromo o que gera alguns transtornos aos desavisados.

A homenagem a Ayrton Senna veio em 1989 antes mesmo do falecimento do piloto. A decisão foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), no governo de Henrique Santillo. No mesmo período, Goiânia recebeu três vezes o Grande Prêmio do Brasil de Motovelocidade que decidiu o título do italiano Wayne Gardner, em 1987, e do americano Eddie Lawson, em 1988. A pista consagrou vitórias a pilotos em diversas competições como Stock Car, Copa Truck, SuperBike Brasil, KM de Arrancada, Goiano de Motovelocidade e Campeonato Centro-Oeste de Marcas e Pilotos

Em 2011 os corações dos amantes do automobilismo tiveram batimentos acelerados, isso porque, a Assembleia Legislativa de Goiás colocou em debate a mudança de local do Autódromo. Na época, alguns parlamentares queriam instalar a pista em 7 km de distância, na cidade de Senador Canedo. A proposta foi repudiada por representantes da Federação Goiana de Motociclismo e de outras entidades. Representantes da família do doador do terreno também se pronunciaram alegando que na cessão de uso assinada nos anos 70, afirma que o local deve ser usado para destinação de atividades públicas.

No ano seguinte, o então governador de Goiás da época autorizou a reforma do local que desde então vem sendo administrada com zelo pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer. Às vésperas do aniversário de 50 anos, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, também autorizou a revitalização do espaço para receber uma programação intensa de eventos.

O representante da pasta comentou sobre a programação comemorativa dos 50 anos. “O Autódromo Internacional de Goiânia é um patrimônio do nosso estado. A construção em 1974 foi um marco para a modernização de Goiás, sendo uma ideia visionária do então governador Leonino Di Ramos Caiado, que deixou um legado gigantesco”.

Parque Marcos Veiga Jardim


O Autódromo de Goiânia sempre esteve presente no calendário nacional de esporte e poucas pessoas sabem que o local ganhou um anexo em 2016 quando inaugurou o Parque Marcos Veiga Jardim que tem 65 mil metros quadrados e conta com quadras poliesportivas e de areia, academia ao ar livre, playground, quiosques de alimentação, teatro de arena, pista para caminhada de 1,2 mil metros, pista de patinação, além de uma das maiores pistas de skate da região Centro-Oeste.

Tudo isso para dar robustez ao complexo multiesportivo do autódromo. O acesso ao Parque pode ser feito pela GO-020, na saída Goiânia/Bela Vista ou pela Avenida Ayrton Senna, no Parque Lozandes, das 5h às 23h. O parque homenageia o responsável pelo traçado das pistas, o publicitário, praticantes de automobilismo e piloto de avião, Marcos Henrique da Veiga Jardim, que faleceu em 1977 enquanto o avião de acrobacia que pilotava caiu.

6ª etapa da Stock Car faz parte da programação dos 50 anos do autódromo


A programação em comemoração às cinco décadas da pista teve início na última terça-feira (23/07), com um encontro de ciclistas profissionais e amadores. A marca dos 50 anos do Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna é celebrada neste domingo (28/07) com o circuito da 6ª etapa da Stock Car 2024. A classificatória aconteceu ontem às 11h30. A largada da corrida acontece logo mais às 14h.

Também haverá o lançamento do selo especial comemorativo dos 50 anos do autódromo e a apresentação do projeto réplica da McLaren que foi pilotada por Ayrton Senna, que ficará em exposição permanente no circuito. Também será inaugurada uma usina fotovoltaica dentro do Autódromo, que é resultado de uma parceria entre o Governo de Goiás e a Equatorial para eficiência energética, com a substituição de luminárias da área externa do estádio Serra Dourada, além do ginásio Valério Luiz de Oliveira, o Goiânia Arena, e o próprio Autódromo.

“O Autódromo chega aos 50 anos mantendo seu protagonismo no cenário nacional, com a presença constante nas principais categorias do automobilismo e motociclismo. É uma determinação do governador Ronaldo Caiado que a gente zele desse patrimônio, e continue trazendo os principais eventos para Goiás, fomentando o nosso esporte”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer do Estado.

Fotos: Divulgação/Internet
Postagem Anterior Próxima Postagem