5 cachoeiras super legais que você precisa conhecer na região da GO-020 e bem pertinho de Goiânia

7 min de leitura

Chegou o mês das férias e pra quem gosta de natureza, a região da GO-020 tem belos atrativos. As cachoeiras compõem uma imagem fascinante, um verdadeiro paraíso pra quem gosta de aventura e registrar o verde. Separamos cinco dicas pra você que curte um banho de água doce, num dia ensolarado. Bora lá? =)

Cachoeira do Maratá


AVvXsEgQ53Es3KBOTR4WRMPS9oceY2w1J 3aVH3PxSsUM2KVaPSKUd8JutnO E61Dhq8iVOWRSz5OywcoAm6XOn9bcPSYRvWoxvPbSRCCKnTEBiKtTz2 M7U7lW84t5UB8jLlswrduhDMUPPoYmMFdXoFCXPZUbrjRGm0uwhnzv6hitYRzEn9CZmDZBTnOqnX A


Localizada entre os municípios de Pires do Rio, Santa Cruz de Goiás e Caldas Novas, com 55 metros de queda d’água, a Cachoeira do Maratá é um show à parte e a mais famosa da região. Cercada por paredões rochosos, o local tem fácil acesso e aberto para visitação aos finais de semana e feriados. Para quem está pensando em fazer esse passeio, tem lanchonete e restaurante no local.

Além da vista e do banho de cachoeira, os mais aventureiros podem fazer um trilha até o topo da cachoeira e se deliciar com a vista que é de encher os olhos. Para ter acesso, o visitante deve desembolsar uma graninha. Mais informações neste site.

Cachoeira do Ló


AVvXsEhCr3RcEOgefkDxQOWiejA2nRdO9LYFw7WJtLfP2RtJggXLE5sQAAParo9JX2RL6XMAfTnILY5QJzE8 j1AWnbjvQJRKgeH6e9ePvTBNnOZkFWscK3pJpT 4KY6Vhi f4cyNU9BsUQcNU2KnowPWpU0YnIo wKmm4QupJ5pruyfqjhoEbL

Há pouco mais de seis quilômetros de Santa Cruz de Goiás, a Cachoeira do Ló está em uma reserva natural quase que intocada. A água cristalina impressiona os visitantes. Segundo a pesquisadora Fátima Paraguassú, a cachoeira possui 30 metros de altura. O lugar é propício para descanso, meditação e banhos refrescantes. Para os mais aventureiros, que gostam de esportes radicais, o rapel é uma boa pedida.

Para quem gosta de fazer trilhas tranquilas, basta colocar o tênis, pois este é o local ideal com pouco mais de 500 metros até a cachoeira. No caminho você ainda vai se surpreender com um ribeirão de água cristalina. Mas fique atento! Não há locais para fazer alimentação, então será preciso reforçar as mochilas com água e comida. Lembre-se que é um lugar preservado e deve ser mantido dessa forma para que outras pessoas também possam curtir as belezas da cachoeira.

Cachoeira do Anjinho


AVvXsEgmXRuSDPki8emkCusKXHwdtoFfGEwI1RionF 3 oYB6ASgK


Pela pequena extensão da queda d’água, não se sabe ao certo se esse local pode ser caracterizado como cachoeira, mas a verdade é que a Cachoeira do Anjinho tem ganhado cada vez mais adeptos. Localizada no Jardim Mariliza, em Goiânia, próximo a GO-020 e em meio aos condomínios de luxo, o local viralizou na internet no período de seca do ano passado pelo grande fluxo de água e de pessoas.

Muita gente não conhece a cachoeira, por isso o local pode ser muito perigoso em períodos de chuva pelo grande acúmulo de água das vias que deságua no córrego. Não é cobrado entrada e o lugar não possui espaços que comercializam comidas.

Cachoeira da Coxinha


AVvXsEj8ckXtc3BdATS0yeGaZPCXa1h7xtELJw2Vc fdzkvfbMFmpjECREajzC4zqx2DQEsx4LzoLbmmecneQgE2AoCPh8jcAVTpt1IS058Hq2gqVZiGgat 3s


Uma velha conhecida dos ciclistas, a Cachoeira da Coxinha fica na Trilha da Coxinha, com entrada no Posto Sobrado. A cachoeira fica bem ao lado da entrada de terra e é coberta pela vegetação, o que traz ainda mais sensação de frescor. Bem pertinho, existem vários ambulantes que vendem comidas e uma água de coco que é indispensável ainda mais se você chegar no local pedalando.

O recomendado é que tenha muito cuidado ao entrar na água e andar sob as pedras. Devido o excesso de vegetação e falta de sol, as pedras têm muito lodo, tornando-as escorregadias.

Cachoeira Laboratório


AVvXsEiuZv0AbxGJ2WLGclhR ziRh653hn0UxI9lt5YzcDkKyCIPrv2ReHFvpw1uPg692fWsWjvntnGv032XuWxfFyKsL42pEeGjOmPpR8qEO9h1uoNhX6MHCboOoPWXNbWJJ7KZ1IpEtQ T0SW9dQpedEKZs0 TG GLXmhjQ0LeKmXI3BjxhmL4


Outra cachoeira fantástica que fica na rota do ciclismo é a Cachoeira Laboratório. Praticamente dentro da cidade, com entrada pelo Paço Municipal de Goiânia, a vista lembra muito uma pintura em tela. A cachoeira é bastante movimentada, pelo fluxo de ciclistas, porém o local pode ser perigoso. Nunca dispense uma companhia.

Pesquise antes de sair de casa, leve um celular com internet, leve bastante água e curta qualquer um desses passeios, porque você certamente não irá se arrepender.
Fotos: Divulgação/Internet