Santa Cruz de Goiás descumpre requisitos e sai do mapa do turismo de Goiás

O município de Santa Cruz de Goiás não faz mais parte do mapa turístico do estado. A informação é da Goiás Turismo que divulgou nesta quarta-feira (19/06), o novo Mapa do Turismo 2024. A nova configuração do Mapa passa a contar com 86 municípios, distribuídos em 12 regiões turísticas. São elas: Estrada de Ferro, Ouro, Chapada dos Veadeiros, Chapada das Emas, Águas Quentes, Encantos do Planalto Central, Negócios e Tradições, Lagos do Paranaíba, Pegadas no Cerrado, Terra Ronca, Serra da Mesa e Vale do Araguaia.

Na nova configuração, quatro cidades se empenharam e conseguiram entrar para o Mapa. Entre elas está Catalão, com turismo de negócios consolidado e as tradicionais Congadas. Também entraram; Anhanguera, menor município de Goiás, com cerca de mil habitantes, e reconhecido pela festa do limão taiti; Cidade Ocidental, reconhecida pela gastronomia com base no doce de marmelo, patrimônio cultural e imaterial de Goiás; e Campinorte, banhado pelo Lago Serra da Mesa.

Junto com Santa Cruz de Goiás, mais 12 municípios ficaram fora do Mapa porque não cumpriram os requisitos exigidos pelo Ministério do Turismo. São eles: Bonfinópolis, Goiandira, Novo Gama, Aurilândia, Damianópolis, Divinópolis, Nova Roma, Buriti de Goiás, Jaraguá, Mossâmedes, Mundo Novo e Teresina de Goiás. De acordo com os critérios obrigatórios do Ministério do Turismo, para entrar ou permanecer no Mapa, a gestão municipal deve seguir várias diretrizes.

"É essencial, enviar documentação comprovando a existência do órgão ou entidade responsável pela atividade; destinar dotação para o turismo na lei orçamentária anual; possuir Conselho Municipal de Turismo ativo e comprovar a participação em uma Instância de Governança Regional", explica a Goiás Turismo. Os dados enviados pelos municípios são validados e homologados pelo Ministério do Turismo. Os gestores municipais podem consultar e obter o certificado de adesão no site: mapa.turismo.gov.br.

Investimentos Públicos

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área a ser trabalhada, prioritariamente, pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas. O mapeamento permite uma visão ampla do potencial turístico brasileiro, facilitando a gestão e a distribuição de recursos de forma mais eficaz.

Para o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, o Mapa do Turismo é um importante instrumento que reúne os municípios com potencial turístico. “Ele possibilita ao poder público a identificação das necessidades de investimentos e ações de promoção para cada região turística do estado”, completou.

Segundo o coordenador de estruturação de destinos e produtos turísticos da Goiás Turismo e interlocutor do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo, Luciano Guimarães, o recorte territorial estimula os municípios a se organizarem através de regiões com características similares, fortalecendo a política pública local. “Todo município tem que fazer a lição de casa. São critérios obrigatórios a se cumprir. Alguns estão comemorando seja por entrar, pela primeira vez, para o Mapa ou por voltar a fazer parte dele”, informou.

Confira a configuração do novo Mapa do Turismo de Goiás 2024:


Fonte: Goiás Turismo | Foto/Arte: Divulgação
Postagem Anterior Próxima Postagem