Com ação de plantio de mudas, Hidrolândia lança ‘Movimento Pelo Cerrado’

3 min de leitura

AVvXsEilp7QLUfbSZOurGbCVcggb6oAzFXvlLyP25rCV9tNG3lZwrHJbBdVQbnCIYj6wv17dBnqIfWk8sV7oGL1OHxQezkbZxj2PNN1qtjjf78pWyUVSDtpmMu jWr9q MLs

O Movimento pelo Cerrado realizou uma ação de plantio de mudas nativas às margens do lago de Hidrolândia, para celebrar as comemorações do Dia da Árvore (21/09), na rede pública estadual de Educação de Goiás. A iniciativa integra as ações do Programa Seduc Cerrado, lançado em 2021, pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO).

De acordo com o gerente de Programas e Projetos Intersetoriais e Socioeducação da Seduc, Marcos Pedro da Silva, o programa foi criado com o objetivo de conscientizar e mobilizar a comunidade escolar para a preservação de um dos principais biomas brasileiros.

Ele acrescenta que a meta para 2023 é superar as 30 mil mudas plantadas em todo o estado em 2022. “Este ano iniciamos o plantio. Agora, pretendemos estender a prática até o dia 22 de novembro, com o apoio do poder público, dos parceiros, dos alunos e professores”, explica.

Estão envolvidos no Movimento pelo Cerrado, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento (Semad), Saneago, Ministério Público de Goiás (MP/GO), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Estadual de Goiás (UEG). Marcos Pedro ressalta que esta edição ganhou um novo e importante parceiro, que é a prefeitura de Hidrolândia, que tornou possível a ação ambiental do Dia da Árvore.

Presente na cerimônia de lançamento do Movimento Pelo Cerrado 2023, o prefeito da cidade, José Délio, salientou que a adesão do município ao movimento se une a uma série de outras ações ambientais realizadas com o objetivo de ter um bioma mais preservado e saudável. “Aqui nós compreendemos a importância do meio ambiente e das águas”, disse.

Aos demais prefeitos, o chefe do Executivo municipal deu um recado: “Uma gestão pública deve sempre aliar desenvolvimento com responsabilidade ambiental, pois não podemos pensar no futuro sem antes pensar na forma como tratamos a natureza”, completou.

Despertar a consciência

Andréa Vulcanis, secretária estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento, considera a iniciativa da Seduc em prol do Cerrado como um movimento grandioso. “É o despertar de uma consciência que permite que o desenvolvimento econômico exista junto com a natureza. O Brasil precisa ser um exemplo de como fazer isso. Em Goiás, nós estamos plantando essas sementes”.

A secretária chamou a atenção ainda para o fato de que vivemos em um mundo altamente conectado, onde uma ação individual impacta a vida no coletivo e por isso é tão importante criar essa consciência ambiental nas crianças e jovens. “Só há uma solução, que é construirmos juntos um futuro melhor”, analisa.

Fonte e foto: Seduc/GO