Circuito das Cavalhadas de Goiás é tema de evento de turismo histórico

3 min de leitura

AVvXsEgFh o8kysHBo5opaSMzoaTq6Y4GzZBofzD67yWHsZ8asEeY3RkrNf6bBX mqyqTmy97ajIp0 RKXdIcYRGzL14Bnh1hG00Dyvk DHYu4IktmppwaiXVcVvAfnxs55i1WQw2uZ4eWhomcFJv8EgZNTF8q alqY5CmsfDdmCpGK 1cwRl sJsiPD38PPlYw

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) marca presença no 10º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, na cidade de Paraty (RJ), de 1º e 04 de agosto, com a apresentação do Circuito das Cavalhadas de Goiás.

A apresentação será conduzida pela superintendente de Gestão e Fomento da Secult, Raíssa Coutinho, e contará com a participação do secretário de Cultura de Pirenópolis, Ronaldo Félix. O objetivo é contar aos participantes sobre o êxito do Circuito e como essa ação de fomento tem contribuído para o desenvolvimento da cultura popular tradicional em Goiás.

O evento, realizado pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), tem por objetivo avançar nas discussões para o desenvolvimento do turismo nas cidades históricas, turísticas e do Patrimônio Mundial, bem como a criação de um Marco Legal que beneficie as Cidades Patrimônio Mundial brasileiras, e a Política Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial no Brasil.

Cavalhadas em Goiás

O Circuito das Cavalhadas é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O festejo, um dos mais tradicionais do calendário cultural, reúne religiosidade e cultura e ocorre há, pelo menos, 200 anos, em várias cidades do estado.

O espetáculo, que surpreende pela organização, beleza e grande participação da população, é prestigiado por milhares de pessoas do entorno dos municípios e de várias partes do país.

Em 2023, foram destinados R$ 3 milhões para a realização do evento que traz no circuito 15 cidades. Além dos municípios que realizaram as festividades em 2022, incluindo a cidade de Goiás, a tradição foi resgatada também em Luziânia, que passou a integrar o roteiro deste ano.

Outra novidade é que mais duas cidades goianas, Silvânia e Niquelândia, também entrarão no circuito. Para isso, a Secult já trabalha com ações e estudos, contando com a parceria da comunidade local, para que esses municípios possam realizar as Cavalhadas em 2024.


Fonte e foto: Secult-GO