A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) prorrogou a campanha de vacinação contra gripe (influenza). A decisão é baseada na recomendação do Ministério da Saúde (MS) e na baixa procura dos grupos prioritários pela imunização. A campanha, que terminaria nesta quarta-feira (31/05), segue até que se esgote todo o estoque de doses dos municípios, para todas as pessoas com idade a partir dos seis meses.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, Goiás vai receber ainda mais 300 mil doses do imunizante, a serem enviadas pelo MS. “Chegando esses imunizantes, distribuiremos imediatamente aos municípios, para que continuem vacinando a população”, explica.
O início do inverno também pesou na decisão de estender a campanha. “Esse período tem baixas temperaturas e pouca umidade do ar, aumentando a incidência de doenças respiratórias”, ressalta Flúvia. Segundo ela, esse é mais um dos motivos para que as pessoas procurem, o quanto antes, os postos de vacinação, especialmente as que estão nos grupos prioritários, quando avança a possibilidade de agravamento da doença.
“A influenza (gripe) é uma doença que deve preocupar a todos os goianos, e a melhor forma de prevenção de casos graves e óbitos é a vacina. Ela é segura, eficaz e salva todos os anos milhares de vidas. Por isso, proteja-se”, reforça a superintendente. A Campanha de Vacinação contra a Influenza segue nas 900 salas de vacinação do Estado de Goiás.