Mandioca é agro, é tech, é pop, é de Bela Vista. A cidade, considerada capital do cooperativismo em Goiás, vai sediar o 1º Festival da Mandioca. O evento promete fazer história no município e acontecerá de 21 a 23 de abril, na Praça José Lobo, com entrada franca.
O Festival da Mandioca terá shows com grandes artistas, oficinas, competições e concurso gastronômico. A prefeitura de Bela Vista já anunciou shows da dupla sertaneja Humberto e Ronaldo e dos cantores Felipe Araújo (foto), Amado Batista e Junior Marra.
Segundo a prefeita, Nárcia Kelly (PP), o município é o maior produtor de mandioca de Goiás. “É a primeira vez que nosso município, maior produtor de mandioca do Estado, realiza o festival, promovido pela Prefeitura e com o apoio de diversos parceiros”, destacou.
A principal finalidade do Festival é explorar o grande potencial turístico do município, que está inserido no Mapa do Turismo Goiano, fazendo parte da Região de Negócios e Tradições. Destacam-se atrações como o Caminho dos Ipês, o reconhecimento como a Capital Goiana do Ciclismo, o turismo rural, religioso, rede hoteleira, a gastronomia, o centro histórico e o ícone da cultura reconhecido nacionalmente, o contador de casos: Geraldinho Nogueira. Atualmente, Bela Vista de Goiás está pleiteando o título de Capital da Mandioca e também está em andamento o registro de Indicação Geográfica para o Polvilho do Cará.
Concurso Gastronômico
Dentro da programação do 1º Festival da Mandioca acontecerá o concurso gastronômico Sabores da Rainha que vai premiar os melhores pratos que tenham a mandioca ou seus derivados entre seus ingredientes. As inscrições estão abertas até o dia 31 de março, e podem participar bares, lanchonetes e restaurantes.
Para participar é necessário que o estabelecimento seja de Bela Vista de Goiás e ofereça pratos preparados no local. Cada participante pode inscrever apenas um prato. “O objetivo do concurso é valorizar o turismo gastronômico na cidade e mostrar os pratos que são servidos no município com os sabores da mandioca, destacando a preservação da nossa cultura com esse alimento”, explica a prefeitura.
As inscrições devem ser realizadas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na Avenida Gilson Alves, Setor Dona Benedita, próximo ao cemitério municipal. Telefone: 3551-7029. O primeiro colocado será premiado com um fogão industrial, o segundo com um forno elétrico e o terceiro um micro-ondas.