Uma homenagem ao ex-governador e ex-prefeito de Aparecida, Maguito Vilela, emocionou moradores, visitantes e lideranças de diversas cidades no final da tarde desta terça-feira (24). Foi inaugurado um busto em frente à Cidade Administrativa, que também leva se nome. A solenidade foi liderada pelo prefeito Vilmar Mariano (Patri) e contou com a participação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB); do vice-governador, Daniel Vilela (MDB); e dos ex-prefeitos Gustavo Mendanha (Patri) e Ademir Menezes (Patri), além de familiares do homenageado, como a viúva Flávia Teles, os filhos, irmãos e primos.
A data escolhida para a homenagem, 24 de janeiro, foi simbólica. Nesta data, Maguito, que morreu vítima de complicações da Covid-19 no início de 2021, completaria 74 anos de idade. “Momento histórico para Aparecida de Goiânia. Hoje, estamos homenageando um homem que tanto fez pela nossa cidade. Maguito deixou um legado que jamais será esquecido pela população aparecidense. Em seus dois governos, ele revolucionou o município com obras em todas as áreas, com diálogo ativo entre a classe política, representantes da classe produtiva e toda a sociedade”, enfatizou o prefeito Vilmar Mariano.
Espírito republicano
Ao relembrar Maguito, o governador Ronaldo Caiado disse que os dois já estiveram em campos contrários da política, mas que a ética, a moral e a transparência sempre prevaleceram. “A homenagem na data em que ele estaria completando 74 anos de idade é um gesto do senhor prefeito extremamente compatível com a expressão política de Maguito Vilela. Este, para se ter uma ideia, é o primeiro evento público em que participo desde que fui submetido a um procedimento cirúrgico longo”, disse Caiado, confirmando que o evento em Aparecida inaugurou sua agenda pública externa neste segundo mandato.
O vice-governador, Daniel Vilela, destacou momentos da trajetória de Maguito enquanto prefeito de Aparecida. “Todas as vezes em que entro em Aparecida, vem na memória momentos marcantes. Sempre ouvia ele falar que enquanto foi prefeito da cidade, foi o momento em que mais se realizou politicamente. Meu pai não foi um exemplo apenas na política: ele foi um exemplo como ser humano; um homem humilde, simples, desprovido de vaidades e que nunca sucumbiu aos anseios da sociedade”, emocionou.
Sucessor de Maguito Vilela na prefeitura, Gustavo Mendanha enumerou qualidades do seu antecessor e ressaltou que ele deixou um legado administrativo para cidade e, para ele, Gustavo, um legado pessoal. “Foi um homem pacificador, que sabia ensinar as pessoas não com palavras, mas com seus gestos e seus atos. Fiz questão de estar aqui para dizer o quanto Maguito foi importante para Aparecida de Goiânia e também o quanto foi importante para a minha vida”, disse Mendanha.
Homenagem
Assinado pelo artista plástico Sival Floriano, o busto tem 0,65 cm de altura x 0,50 cm de largura e 0,28 cm de profundidade. Ao todo, foram dedicados cerca de 60 dias na confecção da peça. “Fiquei muito feliz porque eu convivi alguns momentos com o Maguito. Foi um trabalho que me emocionou por tudo que ele fez e, agora, irá ajudar as pessoas a lembrar dele”, explicou o artista que prestigiou a solenidade.
Fonte: Secom Aparecida | Fotos: Rodrigo Estrela e Jhonney Macena