A Saneamento Municipal de Senador Canedo foi criada, pela lei nº 197/1992, pelo então prefeito Divino Lemes. Conquista que hoje considerada referência, o município tem a administração própria do gerenciamento de captação, tratamento e reservação de água, além de investimentos para execução de Tratamento de Esgoto Sanitário.
Pioneira e progressista
A Sanesc, inicialmente criada como Companhia Municipal de Saneamento, é responsável não apenas pela captação de água, para posterior tratamento e distribuição. Apesar de boa parte do trabalho executado pela autarquia está concentrado no abastecimento de água de Senador Canedo.
Marco para o desenvolvimento do município, e de grande contribuição para saúde dos moradores, a Rede de Tratamento de Esgoto garante a implantação de grandes empresas e empreendimentos, como construções verticais. Trata-se de consolidação do potencial econômico da cidade, que já se destaca por abrigar o maior Pólo Petroquímico da Região Centro Oeste, entre demais potenciais geográficos e logísticos.
Responsabilidade Social
A autarquia acreditando não apenas na sua responsabilidade social, na preservação do meio ambiente e recursos hídricos, atua em dois projetos de conservação dos mananciais de Senador Canedo. Dentro da Sanesc, funciona junto a sua Estação de Tratamento de Água, a Escola de Saneamento, que recebe alunos para orientações a respeito do cuidado com as reservas de águas, e também a apresentação de como é produzida a água tratada. Com os produtores rurais, é realizado o Programa Produtor de Águas, onde é incentivado o respeito a nascentes, e também o manejo correto junto a rios, córregos e barragens, que podem ser utilizados em períodos de necessidade, para abastecimento da população.
—
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Senador Canedo